EUA condenam eleições 'fraudulentas' na Venezuela, diz Pompeo

O secretário de Estado norte-americano afirmou ainda em comunicado que os EUA seguem reconhecendo Juan Guaidó como o líder venezuelano.
Sputnik

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, condenou as eleições legislativas realizadas na Venezuela neste domingo (6). Em nota enviada à imprensa, Pompeo afirmou que a eleição é "fraudulenta".

No comunicado, Pompeo disse que, "o regime ilegítimo de Maduro na Venezuela encenou uma farsa política que pretendia parecer eleições legislativas", conforme noticia a Reuters.

"Os Estados Unidos, junto com várias outras democracias ao redor do mundo, condenam essa farsa que falhou em atender um padrão mínimo de credibilidade", disse Pompeo no comunicado.

O secretário de Estado norte-americano afirmou ainda que os EUA "continuarão a reconhecer o presidente interino Juan Guaidó e a legítima Assembleia Nacional" como as lideranças venezuelanas.

EUA condenam eleições 'fraudulentas' na Venezuela, diz Pompeo

As eleições legislativas na Venezuela foram realizadas neste domingo (6). Segundo dados do Conselho Nacional eleitoral (CNE), a coalizão de partidos que apoia o presidente Nicolás Maduro, o Grande Polo Patriótico (GPP), obteve 67,6% dos votos no pleito, em contraste com os 17,95% da Ação Democrática (AD), uma aliança da oposição.

Apesar da confortável vitória da coalizão pró-governo, somente 31% dos eleitores participaram das eleições legislativas.

Assim como os Estados Unidos, o Brasil e outros 15 países das Américas não reconhecem as eleições como legítimas.

Comentar