A velha polêmica sobre a altura do monte Everest chegou ao fim nesta terça-feira (8). Geógrafos e alpinistas da China e do Nepal mediram o pico mais alto do mundo e corrigiram dados anteriores. A nova altura oficial da montanha é de 8.848,86 metros, escreve o South China Morning Post.
Diante das novas descobertas, os governos da China e do Nepal informaram que o monte Everest é ainda mais alto do que se pensava. O atual número é quase um metro maior do que apontavam as estimativas anteriores.
A descoberta foi confirmada pelos ministros de Relações Exteriores da China e do Nepal, Wang Yi e Pradeep Gyawali, respectivamente, em uma cerimônia conjunta transmitida virtualmente por conta da pandemia do novo coronavírus.
Uma preocupação dos especialistas da missão que recontava a altura do monte mais famoso do mundo era de que ele tivesse diminuído. Isso porque, depois de um grande terremoto em 2015, diversas estruturas do monte foram danificadas, e uma avalanche causou destruição pelo caminho.
O fato é que a controvérsia sobre a altura da montanha mais alta do mundo chegou ao fim. Mas ninguém duvida que posições divergentes reaparecerão no futuro, seja porque a mudança climática derrete o gelo em seu topo, seja porque algum movimento sísmico pode abalar as estruturas do monte.