A Administração de Programas de Aquisição da Defesa (DAPA, na sigla em inglês) afirmou ter assinado um contrato de US$ 11 milhões (R$ 56 milhões) com a LIG Nex1 Co. para desenvolver o detector autônomo capaz de buscar minas em águas profundas por mais de 20 horas.
"O detector vai melhorar as capacidades de contramedidas de minas de nossos militares e contribuir para as tecnologias robóticas de defesa do país", afirmou um representante da agência, citado pela Yonhap.
De acordo com a agência de notícias Yonhap, atualmente, os militares usam sistemas de sonar em suas embarcações tripuladas, além de contarem com a detecção visual para encontrarem as minas.
O novo detector de minas subaquáticas está previsto para ser desenvolvido até 2023 para elevar as capacidades militares do país, principalmente na detecção de explosivos subaquáticos.
Além disso, o equipamento poderá ser usado para monitorar possível infiltração de inimigos e apoiar operações de resgate em acidentes marinhos, bem como para coletar informação topográfica no fundo marinho.