A diretora da Anvisa Cristiane Jourdan afirmou nesta quarta-feira (9) que a agência aprovou a extensão do prazo de validade dos mais de sete milhões de testes estocados pelo Ministério da Saúde.
Jourdan garante que a decisão da agência foi tomada em caráter excepcional e teve como base rigorosos critérios técnicos.
"Todas essas premissas e a análise criteriosa dos técnicos nos levaram a um parecer favorável à extensão dos prazos para a validade dos kits diagnósticos adquiridos pelo Ministério da Saúde", afirmou Jourdan, de acordo com o G1.
A extensão autorizada pela Anvisa é de quatro meses. Sendo assim, os testes com validade em dezembro ainda têm utilidade garantida até abril, segundo a Anvisa.
Na última quarta-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, já havia adiantado a expectativa de que a "validade inicial seria renovada". O ministro explicou, na ocasião, que "os componentes do teste todos têm validade muito mais estendida".
Até o fim de novembro, a rede pública de saúde do país só havia realizado 20% dos testes prometidos – caso o ritmo se mantenha, a meta inicial de testes estipulada pelo governo federal só será cumprida em 2022.