Notícias do Brasil

Morre Paolo Rossi, 'carrasco' do Brasil, artilheiro e campeão mundial em 1982

O italiano tinha 64 anos e causa da morte não foi revelada. Chamado de "Bambino d'oro", era ídolo da Juventus e da seleção que conquistou o tricampeonato mundial na Espanha.
Sputnik

Morreu na madrugada de quinta-feira (10) na Itália, ainda noite de quarta-feira (9) no Brasil, o ex-jogador Paolo Rossi, informou o jornal Gazzetta dello Sport.

Ele ficou mundialmente conhecido durante a Copa do Mundo de futebol de 1982 na Espanha quando terminou o torneio como artilheiro e campeão.

Na jornada rumo ao título, foi o principal responsável pela eliminação do favorito Brasil nas quartas de final marcando os três gols da vitória italiana por 3 a 2 no dia 5 de julho daquele ano. Nascia ali o Bambino d'oro, menino de ouro, em italiano.

A causa da morte de Rossi não foi oficialmente confirmada na imprensa italiana, mas o jornal Gazzetta dello Sport citou "mal incurável".

Após o fim da carreira, começou a trabalhar como comentarista esportivo. Deixa mulher e três filhos. O primeiro a dar a notícia foi o jornalista italiano Enrico Varriale, companheiro de trabalho na RAI, a rede estatal de rádio e TV, em uma rede social.

​Uma notícia tristíssima: Paolo Rossi nos deixou. Inesquecível Pablito, que fez todos se apaixonarem por ele naquele verão de 1982 e que foi um ótimo e competente companheiro de trabalho na RAI nos últimos anos. Descanse em paz, caro Paolo.

Rossi brilhou em vários clubes do futebol italiano, especialmente na Juventus de Turim onde conquistou seis títulos. Pela seleção, fez 20 gols em 48 jogos. E, diante da dimensão da derrota brasileira em 1982, escreveu um livro chamado "Fiz o Brasil chorar".

Comentar