O rover Curiosity da NASA fotografou uma grande rocha em seu caminho até o Monte Sharp. Segundo informação preliminar, a estrutura geológica é escura e brilhante.
A rocha, batizada como "Ilha Davaar" era visível à distância, situando-se aproximadamente no centro das imagens recentemente captadas pelo rover.
"Não se parece com nenhuma outra rocha da paisagem circundante", explicou a geóloga planetária Melissa Rice, da Universidade de Western Washington, em um comunicado publicado nesta segunda-feira (7).
Anteriormente, descobertas similares foram identificadas como meteoritos, compostos principalmente de ferro. Neste caso, os especialistas devem analisar antes as imagens da rocha em questão para determinar se é proveniente do espaço ou é uma estrutura geológica diferente do solo marciano.
"O espectro da rocha, na luz visível e infravermelho próxima e a partir de 14 filtros diferentes da Mastcam [instrumento de imagem estereoscópica e multiespectral], terá uma forma distinta caso seja um meteorito de ferro", adicionou a especialista do programa de exploração.
A NASA informou que, antes de o Curiosity se aproximar do objeto encontrado, completará algumas observações científicas a partir de sua atual localização, para então concluir a análise de outras rochas.