Nesta sexta-feira (11), a USKF combinou com autoridades da Coreia do Sul de devolver controle de 11 bases militares e dois terrenos no território da base Yongsan Garrison em Seul, de acordo com Ministério da Defesa sul-coreano.
Em dezembro de 2019, a Força dos Estados Unidos na Coreia devolveu aos sul-coreanos quatro bases militares não usadas e declarou estar pronta para devolver mais 13 instalações militares.
A decisão da entrega definitiva de bases militares foi tomada durante a 201ª reunião virtual da comissão mista do Acordo de Status de Forças (SOFA, na sigla em inglês).
Seul e Washington concordaram com a devolução das instalações militares, mas ainda não conseguiram resolver as despesas para limpeza ambiental. Os lados combinaram continuar aconselhamentos sobre processo de desativação, limpeza ambiental, critérios de gestão de base e outros problemas ainda sem solução.
Anteriormente, surgiu notícia de que a limpeza dos territórios de quatro bases já devolvidas poderia demorar cerca de dois anos e custar até US$ 921 milhões (R$ 4,6 bilhões).
Entre as instalações devolvidas há dois terrenos na base Yongsan Garrison, no coração de Seul, a base Camp Kim, localizada perto de Seul, e quatro instalações em Seul, usadas pela USFK.
Além disso, os norte-americanos devolveram à Coreia do Sul o controle do heliporto Camp Walker na cidade de Daegu, as bases Camp Jackson na cidade de Uijeongbum e Camp Mobile em Dongducheon, um campo de golfe em Hanam, uma base de infantaria da Marinha no porto de Pohang e um campo de tiro em Taebaek.
Trata-se da primeira vez que instalações da base Yongsan Garrison são devolvidas à Coreia do Sul.
"A base Yongsan Garrison é uma das maiores bases das tropas norte-americanas e sua transmissão depois de fechamento completo demoraria demais. Por isso, o governo combinou com o lado norte-americano a transmissão gradual do território da base por partes, considerando seu estado e condições, dois terrenos [campo esportivo e campo para competições de softbol] serão devolvidos em primeiro lugar", segundo o comunicado de imprensa.
A recuperação das instalações militares norte-americanas pela Coreia do Sul ocorre em conformidade com programa de parceria territorial de 2002, programa de deslocamento de Yeonsan-Gun de 2004 e condições do SOFA.