Suécia pode abandonar dinheiro e apostar exclusivamente em moeda digital, diz mídia

Em outubro, a utilização de dinheiro físico caiu para o nível mais baixo da história do país escandinavo em consequência da pandemia do novo coronavírus.
Sputnik

A Suécia pode se tornar um dos primeiros países do mundo a dispensar o dinheiro físico, depois que o governo do país escandinavo anunciou planos para a transição completa para uma moeda digital, relata a agência Bloomberg.

Per Bolund, ministro dos Mercados Financeiros do país, afirmou que um estudo sobre a viabilidade da proposta deve ser concluído até o final de novembro de 2022. Enquanto isso, o Riksbank, Banco Central da Suécia, juntamente com a empresa Accenture, trabalha no projeto da coroa eletrônica ou e-crown, baseada na mesma tecnologia blockchain que sustenta moedas digitais como o Bitcoin.

Em qualquer caso, a decisão sobre o futuro da moeda digital será tomada a nível político, garantiu Stefan Ingves, governador do Riksbank.

Do ponto de vista do governo, Bolund disse que "é fundamental que o mercado de pagamentos digitalizado funcione com segurança e esteja disponível para todos […]. Dependendo de como uma moeda digital é projetada e quais tecnologias são usadas, isso pode ter grandes consequências para todo o sistema financeiro", relata a mídia.

Em outubro, o Riksbank afirmou que o uso de dinheiro físico na Suécia caiu para o nível mais baixo de todos os tempos, à medida que a pandemia acelerava o afastamento das notas e moedas. Menos de 10% de todos os pagamentos foram feitos em dinheiro no país, de acordo com a pesquisa do banco.

Comentar