A reunião foi realizada remotamente e presidida pelo secretário do Ministério dos Portos da Índia, Sanjeev Ranjan, pelo vice-ministro dos Transportes uzbeque, Davron Dekhkanov, e pelo vice-ministro dos Transportes do Irã, Shahram Adamnejad.
"Durante a reunião, os participantes discutiram o uso conjunto do porto de Chabahar para fins de comércio, trânsito e melhor conectividade regional. Todos os lados também observaram o papel significativo desempenhado pelo porto de Chabahar para a região na entrega de assistência humanitária durante a pandemia da COVID-19", disse a chancelaria indiana através de um comunicado de imprensa.
Durante o encontro, a Índia propôs a realização de um "Dia de Chabahar" durante a próxima Cúpula Marítima Internacional patrocinada pela Índia. Os outros participantes apoiaram a ideia, de acordo com o comunicado.
O porto de Chabahar está estrategicamente localizado na costa sudeste do Irã, rica em energia, no golfo de Omã, e está conectado ao Afeganistão por uma ferrovia. Para a Índia, é uma rota conveniente para o comércio com os países sem litoral da Ásia Central, contornando o Paquistão.
O envolvimento do Uzbequistão no projeto foi uma proposta apresentada pelo presidente uzbeque, Shavkat Mirziyoyev, durante reunião virtual com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. A reunião foi realizada na semana passada.