Irã colocará em serviço oleoduto que contorna estreito de Ormuz para exportar petróleo em 2021

De acordo com o anúncio, o projeto deverá ser parcialmente concluído já na primavera de 2021, e terminado no verão desse ano, quando acaba o mandato do atual governo iraniano.
Sputnik

Teerã pretende concluir em 2021 um projeto estratégico de transporte de petróleo para contornar sua principal rota energética devido à instabilidade na área, disse o presidente iraniano Hassan Rouhani, na segunda-feira (14).

"Este é um projeto muito importante e estratégico [...] devido ao qual as exportações de petróleo serão transferidas do golfo Pérsico para o golfo de Omã. O oleoduto será aberto até o final do mandato do atual governo [no verão de 2021]", afirmou Rouhani em uma coletiva de imprensa.

Segundo o mesmo, o projeto será parcialmente implementado na primavera de 2021. É planejado que o terminal petrolífero de Goureh permitirá ao Irã transportar até um milhão de barris de petróleo por dia até o porto de Jask, no golfo de Omã.

Na semana passada, Rouhani disse que o Irã estava planejando vender mais de 2,3 milhões de barris de petróleo por dia no próximo ano, apesar das recentes sanções dos EUA, que visaram o Ministério do Petróleo do Irã e a Companhia Nacional de Petróleo Iraniana (NIOC, na sigla em inglês), em consequência do apoio financeiro que supostamente forneceram ao Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), o qual os EUA consideram como um grupo terrorista.

Comentar