O míssil balístico intercontinental Sarmat será colocado em serviço operacional da Força Estratégica de Mísseis da Rússia em 2022, disse o comandante da força, coronel-general Sergei Karakaev.
"Hoje as empresas industriais continuam se preparando para os testes de voo do sistema de mísseis Sarmat [...] [Sua] entrada em serviço de combate é planejada para 2022", relatou o militar ao jornal Krasnaya Zvezda na quarta-feira (16), véspera do Dia da Força Estratégica de Mísseis.
O míssil Sarmat tem um alcance de 18.000 quilômetros, peso de lançamento de 208,1 toneladas, carga útil de mais de dez toneladas. O míssil tem comprimento de 35,5 metros, diâmetro de três metros e ogivas múltiplas de guiamento individual.
Esse míssil substituirá o míssil estratégico mais pesado do mundo, o Voevoda, sendo capaz de atingir alvos passando tanto pelo Polo Norte quanto pelo Polo Sul e superando os sistemas de defesa antimíssil.
O Ministério da Defesa da Rússia tinha anunciado em fevereiro de 2020 que a entrega em série dos mísseis balísticos intercontinentais Sarmat começaria em 2021.