No vídeo de mais de seis minutos, divulgado pelo site de notícias nigeriano HumAngle, os captores dos estudantes podem ser ouvidos dizendo a um menino para repetir suas exigências, pedindo que o governo nigeriano interrompa as buscas pelos estudantes com tropas militares e apoio aéreo.
Uma voz pode ser ouvida dizendo ao menino o que falar por trás da câmera. De acordo com as imagens, o rapaz está falando claramente sob coação. Além disso, o jovem revela que os estudantes foram sequestrados por um grupo dirigido por Abubakar Shekau, líder do Boko Haram (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países).
Boko Haram divulgou nesta quinta-feira [17], um vídeo mostrando que tem sob sua custódia estudantes sequestrados de uma escola pública do ensino médio em Kankara, no estado de Katsina [Nigéria].
O jovem também afirma na gravação que alguns dos sequestrados foram mortos e que os estudantes foram orientados por seus captores a pedir dinheiro para o resgate.
Na última terça-feira (15), o site nigeriano HumAngle disse que recebeu uma gravação de áudio atribuída a Shekau na qual o terrorista revelou que seu grupo sequestrou os estudantes. A ação teria sido cometida porque a facção jihadista considera que a educação ocidental não é "permitida por Alá e seu Santo Profeta".
Segundo o HumAngle, não há um consenso sobre o número de alunos que foram sequestrados na ação do grupo jihadista, ocorrida na última sexta-feira (11). As autoridades locais afirmam que foram 333, enquanto o governo federal relatou que apenas dez estudantes estavam desaparecidos.
O site Daily Trust, por sua vez, informou que 668 alunos ainda estavam desaparecidos, com base no registro da escola, enquanto um dos jovens sequestrados que conseguiu escapar relatou à BBC Hausa que eram 520 rapazes, conforme um contagem feita no local.