A instituição publicou a informação nas redes sociais na quarta-feira (16) com um vídeo de Paxton explicando a ação.
Urgente: o Texas assume a liderança mais uma vez! Hoje, estamos entrando com um processo contra o Google por conduta anticompetitiva. Esse gigante da Internet usou seu poder para manipular o mercado, destruir a competição e prejudicar você, o consumidor. Fique ligado.
Uma cópia do processo mostra que os procuradores-gerais dos estados norte-americanos de Arkansas, Idaho, Indiana, Kentucky, Mississippi, Missouri, Dakota do Norte, Dakota do Sul e Utah também aderiram à ação.
O processo argumenta que o Google supostamente se envolveu em práticas comerciais falsas ou enganosas em sua rede de publicidade na Internet. A ação também alega que o Google infringe a privacidade dos usuários ao acessar suas informações pessoais para seu próprio benefício financeiro.
Os estados querem que o Google pague multas pela suposta monopolização do mercado de servidores de anúncios pela empresa, disse o documento do tribunal, acrescentando que os estados também querem que os tribunais restaurem a concorrência no setor.