As crianças estavam reunidas em uma casa na província de Ghazni para recitar versos do Alcorão, uma atividade regular no dia sagrado islâmico de sexta-feira, quando aconteceu a explosão, segundo publicou a AFP.
A violência aumentou no Afeganistão nos últimos meses, apesar de o governo e o Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) iniciarem negociações de paz para encerrar o conflito no país.
"Infelizmente, como resultado deste incidente, 15 pessoas, todas crianças, foram martirizadas", disse Wahedullah Jumazada, porta-voz do governador da província.
Ahmad Khan Seerat, porta-voz da polícia provincial, confirmou a explosão. Ele disse ter sido um ataque do Talibã, acrescentando que outras 20 pessoas ficaram feridas, incluindo crianças.
O porta-voz do Ministério do Interior, Tariq Arian, disse anteriormente que o grupo se reuniu para recitar o Alcorão no remoto distrito de Gilan, a cerca de 120 quilômetros da cidade de Ghazni, a capital da província.
O Talibã e as forças do governo entram em confronto regularmente na província, onde os insurgentes controlam várias áreas.
30 agentes de segurança foram mortos no mês passado, quando um homem-bomba atingiu uma base militar perto da cidade de Ghazni.