'Avião do futuro': Rússia firma contrato para 10 aeronaves Il-78M-90A (VÍDEO)

O Ministério da Defesa da Rússia firmou um contrato com a fábrica Aviastar-SP, com sede em Ulyanovsk, para a entrega do primeiro lote de dez aviões de reabastecimento Il-78M-90A.
Sputnik

"A fábrica iniciará a produção em série. A empresa [...] firmou hoje mais um contrato para a entrega de dez aviões de reabastecimento Il-78M-90A, destinados ao Ministério da Defesa", declarou o vice-ministro da Defesa, Aleksei Krivoruchko.

A aeronave conta com uma instalação de tanques de combustível adicionais dentro da cabine de carga, bem como unidades de reabastecimento suspensas, além de poder receber equipamentos contra incêndios.

A capacidade de transporte da aeronave foi mantida, contando com uma rampa e equipamento de pouso.

De acordo com os especialistas, sua versatilidade permite ao avião realizar diversas missões.

"Há poucas aeronaves com capacidades como esta. Esta versatilidade permite realizar diversas missões: não apenas o reabastecimento de aeronaves, como também o transporte de carga e de pessoal", ressaltou o especialista militar Yuri Knutov.

A aeronave é capaz de reabastecer simultaneamente dois aviões, como o Su-27 e o MiG-29, com a ajuda de acessórios instalados nas asas. No solo, pode reabastecer quatro aviões simultaneamente.

"O reabastecimento aéreo simultâneo de dois aviões tecnicamente é muito fácil, porém é difícil psicologicamente. Para os pilotos dos aviões-cisterna é difícil manter um determinado modo de voo, porém a automatização ajuda neste caso", afirmou o piloto militar emérito da Rússia major-general Vladimir Popov.

O novo avião-cisterna está equipado com quatro motores PS-90A-76 de nova geração, que permitem uma maior carga útil e alcance de voo da aeronave.

A aeronave também conta com nova aviônica, bem como automatização, fuselagem, sistema de voo e navegação melhorados.

O surgimento dos novos aviões-cisterna na Força Aeroespacial russa fortalecerá a capacidade de defesa e o potencial do Exército, assegura Knutov.

"O Il-78M-90A não é apenas uma máquina de hoje, mas também do amanhã. Em geral, a expansão da frota de aviões-cisterna eleva a capacidade da aviação de transporte de mísseis de longo alcance. O papel dos aviões-cisterna é muito importante. São eles que permitem que a aviação de longo alcance opere e cumpra suas missões", enfatizou.

O Il-78M-90A foi desenvolvido na base do Il-76MD-90A, o principal avião de transporte militar pesado da Força Aeroespacial russa. A construção do primeiro protótipo do avião foi lançada em fevereiro de 2015. O primeiro voo do protótipo ocorreu em janeiro de 2018.

Comentar