Congresso dos EUA concorda em estender ajuda para folha de pagamento de imprensa local

O Congresso dos EUA afirmou que os legisladores concordaram em estender a assistência à folha de pagamento para mais meios de comunicação locais em dificuldades.
Sputnik

A ajuda faz parte do projeto de lei de alívio financeiro por causa da pandemia de COVID-19, no valor de US$ 900 bilhões (cerca de R$ 4,5 trilhões), segundo publicou neste domingo (20) a Reuters.

A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, disseram que a medida expandirá a elegibilidade "para organizações sem fins lucrativos e jornais locais, emissoras de TV e rádio".

Congresso dos EUA concorda em estender ajuda para folha de pagamento de imprensa local

Milhares de jornais, estações de TV e rádio locais não se qualificaram para o programa inicial de proteção da folha de pagamento aprovado pelo Congresso em março porque eram meras "filiais" de empresas maiores.

Os meios de comunicação locais dos EUA, que já enfrentaram um declínio na receita nos últimos anos, viram a verba de publicidade despencar em face da pandemia COVID-19. Um relatório divulgado pela senadora democrata Maria Cantwell em outubro disse que os jornais dos EUA provavelmente cortariam pelo menos 7.000 funcionários em 2020, deixando apenas cerca de 30.000 empregos na redação.

Os jornais vêm fazendo cortes drásticos para se manterem à tona em 2020, fazendo novas rodadas de cortes de empregos e reduzindo o número de dias de impressão. O Salt Lake Tribune anunciou em outubro que interromperia a impressão e entrega de um jornal diário e mudaria para um jornal semanal impresso entregue pelo correio em 2021.

Ao final de 2020, espera-se que a receita total dos jornais dos EUA tenha caído cerca de 70% desde 2005, enquanto o emprego na redação caiu 59%, apontou o relatório.

Comentar