2020 ainda não acabou: erupção no Etna fica mais forte (VÍDEO, FOTOS)

O maior vulcão ativo da Europa, o Etna, na Itália, teve uma fortíssima erupção nesta segunda-feira (21) após mais de uma semana em "fúria".
Sputnik

Apesar de ter "acordado" ainda no último dia 13, o vulcão Etna, ao sul da Itália, aumentou a emissão de lava na manhã desta segunda-feira. Segundo locais, o fenômeno tem continuado.

O vulcão, localizado a 3.350 metros acima do nível do mar e considerado o de maior altitude do Velho Continente ainda em atividade, expeliu lava e uma imponente coluna de cinzas.

Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia-Observatório Etneo (Ingv-Oe, na sigla em italiano), a razão da intensificação estaria associada ao aumento de tremores dos reservatórios magmáticos internos.

​Um novo episódio da [chamada] fonte de lava ocorreu na cratera sudeste do Etna nas primeiras horas da manhã de 22 de dezembro de 2020. Vista de casa em Tremestieri Etneo, a sul do vulcão.

Segundo publicou o site Volcano Discovery, a cratera sudeste do vulcão estaria no epicentro de uma nova série de paroxismos, que devem continuar pelos próximos dias, semanas e até meses.

Os cientistas estabeleceram que o Etna ficou ativo pela primeira vez cerca de 500 mil anos atrás.

A continuação da atividade vulcânica ao longo de milhares de anos deu origem ao formato típico de seu cone.

Comentar