Com certeza, 2020 foi muito mais do que uma pandemia. Em seus altos e baixos, este ano nos trouxe emoções dos quatro cantos do mundo, através de uma rede de informações sem fronteiras e rica em memes para alegrar nosso dia a dia.
Se o mundo foi palco de voltas e reviravoltas neste ano, nada melhor do que explicar o que passou na cabeça de cada terráqueo em memes hilários. Confira a seleção de memes organizada pela Sputnik Brasil especialmente para você!
Um estado de espírito para cada rede social
Lembra quando todo mundo começou a postar no Facebook a colagem de suas fotos que se encaixam em cada rede social? Bem, quem criou o desafio foi a cantora norte-americana Dolly Parton.
Hino do Ano
Em um vídeo publicado em março, a rapper norte-americana Cardi B dividiu com seus seguidores estar com medo do coronavírus e ainda fez uma rima no fim, ocasionando o surgimento do Hino do Ano.
Dança do caixão
O meme do caixão ganhou o mundo em meio à pandemia, e uma coisa é certa: ninguém quer entrar na dança.
Trava na Beleza
Várias gerações passaram 2020 "travando na beleza" no Brasil. Quem aí nunca fez a pose de maloqueira?
'Cabeleileila Leila'
Em toda esquina do Brasil há uma "Cabeleileila Leila", não é mesmo? Para quem já está querendo fazer as "balaiagens, luzes e lâmpadas" com Leila, pode ir se acalmando, pois a propaganda não passa de invenção do humorista Eduardo Sterblitch.
E ainda teve a segunda parte.
Putin tocando hip-hop clássico
Em agosto, o presidente Vladimir Putin anunciou registro da primeira vacina russa contra COVID-19, sendo a primeira a ser registrada no mundo, e levou os brasileiros à euforia. Era aquela esperança que estava faltando.
Não poderia faltar meme da cantora Gretchen.
2020: uma montanha-russa de emoções
A atriz americana Reese Witherspoon lançou desafio nas redes sociais, que consiste em fazer uma colagem com a principal emoção sentida em cada mês do ano. Bem, pelo visto, as colagens acabaram saindo idênticas para muita gente.
Niver do Brasil para o mundo
O que era para ser uma festa de aniversário como outra qualquer acabou ganhando proporções globais. As irmãs Maria Eduarda, a aniversariante, e Maria Antônia, a que assoprou a vela, acabaram caindo no tapa, e ganhando o coração do Brasil.
Procurando briga com potência mundial
"Quando acabar a saliva, tem que ter pólvora", discursou em novembro o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em possível referência ao democrata Joe Biden, que acabou ganhando a eleição presidencial nos EUA e que não mede palavras para criticar a política brasileira para Amazônia. A troca de farpas acabou em meme.
Obrigado, soldados brasileiros, pela cor da Casa Branca.
#ComBolsonaroAte2026
Bolsonaristas passaram o ano todo subindo hashtags de apoio, tais como #FechadosComBolsonaro e #ComBolsonaroAte2026, sempre que o presidente do Brasil era criticado nas redes sociais.
Bolsonaristas queriam derrubar Supremo Tribunal Federal assim, mas não aconteceu.
#ImpeachmentDeBolsonaro
Em contrapartida, desaprovadores da gestão de Bolsonaro passaram 2020 usando hashtags pedindo impeachment do presidente do Brasil. #ImpeachmentDeBolsonaro e #ForaBolsonaro foram umas das tags mais usadas.
A maquiagem, mesmo pronta, ainda não levou ao impeachment.
Quando azul cai bem
Festa dos democratas: quando Geórgia passou de vermelho para azul. Em uma espera incessante pelo resultado da eleição presidencial em cada estado dos EUA, Geórgia foi um dos mais esperados. E a longa espera ocasionou esse vídeo viral.
Geórgia acabou de ficar azul para Biden ter um vídeo dos fãs de Blórgia (junção de Biden e Geórgia)
A 'sofrência' de Trump
Definitivamente, 2020 não foi fácil para o presidente dos EUA. Com minoria no Colégio Eleitoral e rejeição de juízes para recontagem de votos em estados considerados republicanos, mas com vitória democrata, Donald Trump ainda está fazendo o possível para não ouvir: "Você está demitido!"
Presente de ETs?
Quem não se lembra dos misteriosos monólitos de metal achados pelo mundo? Encontrados em lugares insólitos nos EUA, Países Baixos e Romênia, os enigmáticos monólitos de até quatro metros de altura não demoraram para desaparecer, e fazer com que muita gente passasse a cogitar "invasão alienígena". A história bombou e o McDonald's entrou na onda.
Deise e a escada sem fim
A queda mais épica do ano com certeza foi da moradora do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, Deise Gouveia, que, voltando da balada, acabou se empolgando no caminho para casa e rolando escada abaixo bem na sala de uma vizinha.