Na última sexta-feira (25), a companhia energética Lukoil-Komi afirmou que um líquido contendo óleo havia vazado de um oleoduto danificado no campo de petróleo de Kharyaga. Segundo o governador, o volume do vazamento seria de 110 metros cúbicos, mas a quantidade de óleo em si responderia por uma parcela ínfima desse total.
"Os danos causados pelo derramamento de óleo estão sendo eliminados em Kharyaga. A despressurização do oleoduto foi consertada [...]. De acordo com a avaliação preliminar, não há ameaça de infiltração de derivados de petróleo no solo. O volume do derramamento é de 110 metros cúbicos de líquido. De acordo com especialistas, ele contém cerca de 5% de óleo. A espessura da camada de neve poluída é de aproximadamente dez centímetros", disse Bezdudny.
Em outubro, um derramamento de óleo em Nenetsky cobriu uma área de 25 quilômetros quadrados e acabou se infiltrando no rio Kolva. Na ocasião, as autoridades locais declararam estado de emergência nas áreas afetadas pela contaminação.