A Saudi Aramco, petrolífera estatal da Arábia Saudita, descobriu quatro novos campos de petróleo e gás em diferentes regiões do país, anunciou no domingo (27) o ministro da Energia, príncipe Abdulaziz bin Salman al Saud.
O ministro afirmou à agência estatal SPA que os campos foram encontrados perto das cidades de Dhahran, Ahsa e Rafhaa. O príncipe ressaltou que a descoberta no campo Al-Reesh, localizado a noroeste de Dhahran e que possui quatro poços, é especialmente importante porque mostra que é possível produzir petróleo extra leve na formação da montanha Tuwaiq.
No poço número dois do campo Al-Reesh flui uma taxa diária de 4.452 barris por dia de petróleo bruto extra leve, junto com aproximadamente 90 mil metros cúbicos de gás natural. O poço número três gera 2.745 barris de petróleo bruto do mesmo tipo e cerca de 85 mil metros cúbicos de gás por dia, enquanto o poço número quatro, 3.654 barris de petróleo e 45 mil metros cúbicos de gás.
A sudoeste do maior campo de petróleo do mundo, Ghawar, em Ahsa, foram descobertos dois campos, Al-Minahhaz e Al-Sahbaa. Petróleo também foi descoberto no poço número um do campo Al-Ajramiyah, que fica a noroeste da cidade de Rafhaa, na região da fronteira norte do país.
O ministro afirmou que a Saudi Aramco continua trabalhando na avaliação das quantidades de petróleo, gás e condensado nos campos descobertos para determinar áreas e tamanhos. Acrescentou também que as descobertas evidenciam a riqueza de recursos naturais que a Arábia Saudita tem à sua disposição.