Banco e sistema SWIFT binacionais: Irã revela como driblará sanções com Síria

Gol Mohammadi, membro da sede de desenvolvimento econômico do Irã com Iraque e Síria, declarou no sábado (26) que Teerã vai lançar um banco conjunto e um sistema SWIFT interno com a Síria para facilitar o comércio bilateral.
Sputnik

Segundo o representante comercial iraniano, Teerã está adotando uma série de medidas, incluindo a criação de um banco conjunto, para aumentar os laços comerciais com Damasco.

"O estabelecimento deste banco vai alterar a equação comercial entre o Irã e a Síria", afirmou Gol Mohammadi à agência de notícias Fars, citado pelo portal Tehran Times.

De acordo com o oficial iraniano, Teerã está fazendo esforços para estabelecer um sistema "SWIFT interno" entre os referidos países, o que ajudaria a driblar as sanções.

Banco e sistema SWIFT binacionais: Irã revela como driblará sanções com Síria
"Os preparativos técnicos deste sistema estão em fase final e ele vai resolver o problema da transferência de dinheiro entre Irã e Síria", explicou Mohammadi.

Além do mais, o representante comercial iraniano sublinhou que Teerã e Damasco estão trabalhando a fim de criar uma câmara de comércio conjunta.

"Câmara de comércio conjunta Irã-Síria dá início oficialmente ao trabalho nós próximos meses", revelou, acrescentando que o Irã já estabeleceu Centro Comercial iraniano na Síria, onde 30 empresas iranianas abriram escritórios.

Comentar