Recentemente, um pelotão da infantaria motorizada dos fuzileiros navais do ELP conduziu um exercício anfíbio na província de Guangdong, no sul da China, segundo a Televisão Central da China (CCTV, na sigla em inglês), citada pelo jornal Global Times.
De acordo com o jornal chinês, durante os exercícios, os militares foram vistos portando armas que aparentam ser metralhadoras pesadas superleves, que foram recentemente desenvolvidas pelo gigante asiático.
A nova arma pesada, de 12,7 milímetros de calibre, ainda não possui uma designação. Contudo, sabe-se que possui um design semelhante ao da QJZ-89, uma metralhadora pesada utilizada pelo ELP.
"Este tipo de metralhadora pode ser útil em regiões montanhosas e em grandes altitudes, bem como em operações anfíbias, quando armas pesadas podem dificultar as manobras", afirmam especialistas.
Especialistas militares afirmam que a nova arma pode ter sido desenvolvida com base na QJZ-89, porém com peso reduzido. Desta forma, pode fornecer grande mobilidade aos soldados chineses, além de dar opções táticas.