A variante foi encontrada em um homem de 20 anos que está isolado no sudeste da cidade de Denver e não tem histórico de viagens, informaram as autoridades estaduais de Saúde em comunicado.
O Laboratório do Estado do Colorado confirmou que se trata da nova variante do vírus e notificou os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).
Hoje nós descobrimos o primeiro caso no Colorado da variante B.1.1.7. de COVID-19, a mesma detectada no Reino Unido. A saúde e a segurança dos cidadãos do Colorado são a nossa maior prioridade e vamos seguir monitorando este caso, assim como todos os outros indicadores de COVID-19, muito de perto.
As autoridades de saúde pública acrescentaram na nota que estão investigando outros casos potenciais e realizando o rastreamento de contatos para tentar mensurar a propagação da variante em todo o estado.
"Ainda não sabemos muita coisa sobre esta nova variante da COVID-19, mas os cientistas no Reino Unido estão alertando para o mundo que ela é significativamente mais infecciosa", disse o governador, de acordo com o comunicado.
Está previsto que Jared Polis e as autoridades estaduais de Saúde ofereçam uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (30).
A descoberta da nova variante levou os CDC a emitir novas regras no dia de Natal (25) para os viajantes que chegam aos EUA vindos do Reino Unido, exigindo a apresentação de um teste negativo para a COVID-19.
A preocupação com a variante vem aumentando desde que o primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse que uma nova cepa do SARS-CoV-2 parecia se propagar com mais facilidade do que as anteriores e estava se espalhando rapidamente pela Inglaterra.