Mais uma explosão ocorre em Áden, desta vez próximo ao palácio do governo

Uma forte explosão foi ouvida próximo ao palácio presidencial de Maashiq, na cidade de Áden, nesta quarta-feira (30).
Sputnik

Informações preliminares dão conta de que a explosão teria sido causada por um míssil ou um drone de ataque, segundo a Sky News Arabia.

O recém-formado gabinete de Iêmen foi transferido para o palácio após um ataque no aeroporto da cidade também nesta quarta-feira (30), disseram dois residentes e a mídia local, segundo a Reuters.

Mais uma explosão ocorre em Áden, desta vez próximo ao palácio do governo
Mais uma explosão ocorre em Áden, desta vez próximo ao palácio do governo

Entre os membros do novo governo presentes no palácio estão o primeiro-ministro iemenita Maeen Abdulmalik e o embaixador saudita no Iêmen, Mohammed Al-Jaber.

Abdulmalik escreveu um tweet de dentro do palácio de Maashiq: "Nós e os membros do governo estamos na capital temporária de Áden e todos estão bem. O ato terrorista covarde que teve como alvo o aeroporto de Áden é parte da guerra que está sendo travada contra o Estado iemenita e seu grande povo", disse o primeiro-ministro.

"O governo permanecerá em Áden e continuará a cumprir todas as suas tarefas e responsabilidades de acordo com a vontade do povo, os ataques terroristas não afetarão a tarefa do governo de fortalecer o país no combate ao terrorismo até a vitória nesta batalha. Não aceitamos outro destino", disse o primeiro-ministro em vídeo publicado no Twitter.

Não se sabe a motivação do ataque, e não houve relatos imediatos de vítimas.

Explosão no aeroporto

Nesta quarta-feira (30), uma explosão atingiu o aeroporto de Áden assim que um avião transportando o novo governo do Iêmen pousou no local. A contagem de vítimas segue sendo atualizada e, atualmente, está em 26 mortos e mais de 50 feridos, segundo a AFP.

Autoridades iemenitas disseram que a explosão no aeroporto foi provocada pelos rebeldes Ansar Allah, conhecidos como Houthis. Muhammad Al-Bakhiti, membro do gabinete político Houthi, disse, no entanto, que o movimento rebelde "não teve nada a ver com o ataque ao aeroporto de Áden e os bombardeios foram o resultado do acerto de contas entre diferentes grupos do governo".

Vídeos do ataque ao aeroporto circulam pelas redes sociais.

​NOVO - vídeo mostra um míssil que atingiu o aeroporto de Áden no #Iêmen hoje mais cedo.

O novo governo do Iêmen havia acabado de chegar a Áden, cidade que se tornou a capital temporária das autoridades internacionalmente reconhecidas do Iêmen depois que os Houthis tomaram o controle de Sanaa e do norte do país.

O enviado especial das Nações Unidas para o Iêmen, Martin Griffiths, condenou os ataques em Áden, por meio de um comunicado. "Desejo força ao gabinete para enfrentar as difíceis tarefas que temos pela frente. Este ato inaceitável de violência é um lembrete trágico da importância de trazer o Iêmen de volta urgentemente ao caminho da paz", disse Griffiths, conforme noticiado pela Reuters.

Comentar