No Canadá, ministro das Finanças de Ontário renuncia após ter sido flagrado no Caribe

O ministro das Finanças de Ontário, Rod Phillips, no Canadá, renunciou nesta quinta-feira (31) após uma onda de protestos em razão de suas férias no Caribe, considerada uma violação das medidas de restrição de viagens de seu próprio governo.
Sputnik

Rod Phillips, membro do Partido Conservador Progressista, que atualmente está no poder na província canadense, admitiu nesta semana que viajou para a ilha francesa de St. Barts em 13 de dezembro, logo após o término do calendário legislativo. As informações foram confirmadas pela CBC, no Canadá. 

Nos últimos meses, líderes federais e provinciais em todo país pediram ao público para evitar viagens não essenciais por causa da pandemia da COVID-19. Ontário, em especial, impôs medidas de restrição de circulação a partir de 26 de dezembro para conter a disseminação do vírus.

Na manhã desta quinta-feira (31), ao chegar ao Aeroporto Pearson de Toronto, Phillips disse que gostaria de manter seu emprego, mas respeitaria a decisão do premiê da província, Doug Ford, que havia antecipado que esta seria uma "conversa muito difícil" entre os dois.

No Canadá, ministro das Finanças de Ontário renuncia após ter sido flagrado no Caribe

"Hoje [31], após minha conversa com Rod Phillips, aceitei sua renúncia como ministro das Finanças de Ontário", disse o premiê Doug Ford em um comunicado.

"Em uma época em que o povo de Ontário sacrificou-se tanto, a renúncia de hoje [31] é uma demonstração de que nosso governo leva a sério nossa obrigação de nos mantermos em um padrão mais elevado", concluiu.

Ford disse que pediu a Peter Bethlenfalvy para assumir o papel de ministro das Finanças e entregar o orçamento do governo para 2021.

Em sua carreira política, Phillips serviu como ministro do Meio Ambiente de Ontário antes de se tornar ministro das Finanças como parte de uma remodelação do gabinete em 2019. Logo após o anúncio da Ford, o escritório de Phillips também emitiu um comunicado confirmando sua renúncia ao cargo de ministro das Finanças.

"Obviamente, cometi um erro significativo de julgamento e serei responsável por isso", dizia o documento.

"Viajar durante as férias foi a decisão errada e mais uma vez ofereço minhas desculpas sem reservas", escreveu Phillips em um comunicado para imprensa. Ele também afirmou que havia ninguém para culpar a não ser ele mesmo. Ele chamou a viagem de um "erro estúpido".

No Canadá, ministro das Finanças de Ontário renuncia após ter sido flagrado no Caribe

Comentar