Novos sistemas a laser russos reduzirão a zero o fator de superioridade de drones, diz especialista

A Rússia está desenvolvendo nova arma a laser para combater drones. Segundo afirmou à Sputnik o cientista político no ramo militar Andrei Koshkin, o país não tem concorrentes no desenvolvimento dessas armas.
Sputnik

O vice-ministro da Defesa russo, Aleksei Krivoruchko, informou que estão sendo construídos novos sistemas a laser para combater drones.

"Atualmente estão sendo desenvolvidos outros sistemas [além do sistema Peresvet] para combater veículos aéreos não tripulados, bem como os sistemas ópticos e óptico-eletrônicos do inimigo", afirmou.

Além disso, segundo Krivoruchko, está em desenvolvimento um sistema de radiofrequência para incapacitar funcionalmente o equipamento eletrônico de drones.

Andrei Koshkin, especialista militar e acadêmico da Universidade Russa de Economia Plekhanov, comentou as declarações do ministro.

"É preciso enfatizar que na esfera dos armamentos [criados com base] em novos princípios físicos, como o dispositivo a laser Peresvet, a Rússia está na vanguarda. Outros exércitos do mundo não possuem semelhantes tipos de armamentos", comentou.

Novos sistemas a laser russos reduzirão a zero o fator de superioridade de drones, diz especialista
"Mas não paramos por aí. Hoje os sistemas a laser vão combater os drones. Eles [drones] assustaram o mundo com sua superioridade, mas essa superioridade é devida apenas à ausência de meios de defesa antiaérea. Assim, os sistemas a laser russos permitirão diminuir significativamente este fator de superioridade e o reduzir a zero. Nosso sucesso no desenvolvimento de armas a laser é um êxito da comunidade científica militar e do complexo industrial de defesa. Tudo [é feito] para garantir a segurança de nosso Estado e da sociedade", concluiu especialista.

Em 2018, em sua mensagem para a Assembleia Federal, Vladimir Putin falou sobre os últimos tipos de armas estratégicas, incluindo os sistemas hipersônicos Kinzhal, Avangard, Burevestnik e o laser de combate Peresvet, bem como o drone submarino com propulsor nuclear Poseidon.

Comentar