Mais de 47 mil refugiados já retornaram às suas casas em Nagorno-Karabakh, informa Rússia

As forças de paz da Rússia seguem prestando apoio para que milhares de refugiados do conflito de Nagorno-Karabakh possam retornar em seguranças para suas casas.
Sputnik

De acordo com os últimos dados do Ministério da Defesa da Rússia, divulgados neste sábado (2), mais de 47 mil refugiados já voltaram da Armênia para a região onde aconteceu o conflito, contando com o apoio de soldados russos.

"Os soldados da paz russos acompanharam outra coluna de refugiados voltando da Armênia para Nagorno-Karabakh: mais de 130 refugiados foram transferidos hoje (sábado) por ônibus de Erevan para Stepanakert. No total, mais de 47.100 refugiados já retornaram aos seus lugares de residência permanente em Nagorno-Karabakh", disse a entidade em comunicado.

Em novembro, Erevan e Baku concordaram em encerrar o conflito em Nagorno-Karabakh: os líderes de Rússia, Azerbaijão e Armênia assinaram uma declaração trilateral sobre o cessar-fogo, pondo fim à guerra de seis semanas pela área disputada.

Poucos dias depois, uma missão de paz formada por militares russos foi enviada à região para monitorar a trégua. O contingente russo, que instalou 23 postos de guarda em Nagorno-Karabakh, atuará na região por um período inicial de cinco anos.

Mais de 47 mil refugiados já retornaram às suas casas em Nagorno-Karabakh, informa Rússia

Os militares russos fiscalizam o corredor de Lachin, uma área de cinco quilômetros de largura que conecta Nagorno-Karabakh à Armênia. Além de garantir o retorno seguro de refugiados para casa e de monitorar constantemente a situação e o cumprimento de cessar-fogo em Nagorno-Karabakh, as forças de paz da Rússia fornecem ainda ajuda humanitária aos moradores locais e restauram a infraestrutura civil da região.

Comentar