O Distrito Militar Ocidental especificou que, em primeiro lugar, com os novos meios de combate a veículos blindados inimigos será reequipada a divisão antitanque independente da unidade militar.
"Grande alcance efetivo de tiro em todo o tipo de condições meteorológicas e de combate, elevada cadência de disparos e proteção tornam o sistema insubstituível, tanto em operações defensivas como ofensivas das Forças Terrestres", ressalta o serviço de imprensa.
Sabe-se que o Khrizantema-S é o mais potente de todos os sistemas antitanque terrestres atualmente existentes. Ele foi projetado para destruir veículos blindados modernos equipados com proteção dinâmica, bem como estruturas de engenharia e fortificações, alvos aquáticos de superfície, aéreos de baixa velocidade e tropas inimigas, escreve Rossiyskaya Gazeta.
O sistema de mísseis antitanque Khrizantema-S foi desenvolvido sobre o chassi de lagartas do veículo blindado BMP-3. Graças à uniformização de seus componentes e mecanismos, foi alcançada uma alta manobrabilidade e capacidade de superação de obstáculos aquáticos.
A autonomia do sistema sem reabastecimento é de 600 quilômetros. A velocidade máxima do veículo é de 45 km/h em terreno acidentado е de 70 km/h em estrada. O sistema pode ser colocado em modo operacional em apenas 20 segundos.
Atualmente o Khrizantema-S é a única arma antitanque no mundo capaz de operar em praticamente quaisquer condições, de dia ou de noite.
Graças aos canais ópticos de laser e de radar, o sistema é capaz de "enxergar" o alvo em condições de fumaça, poeira e nevoeiro, acompanhando dois alvos simultaneamente e lançando automaticamente mísseis contra eles.
O alcance máximo do sistema é de pelo menos cinco mil metros, o mínimo é de 400 metros. Khrizantema-S possui uma reserva de 15 mísseis supersônicos guiados 9M123 e 9M123F, cujo processo de recarregamento ocorre de forma automática.