Míssil Sarmat da Rússia é 'mensagem' para Biden, aponta mídia iraniana

Mídia iraniana referiu que o avançado míssil balístico intercontinental russo coincidiu no tempo com a chegada ao poder da administração de Joe Biden nos EUA.
Sputnik

A agência de notícias iraniana Akharin Khabar considerou o novo míssil balístico intercontinental Sarmat como uma "mensagem" da Rússia para Biden.

"O Sarmat é uma espécie de mensagem, uma mensagem sobre as capacidades atuais da Rússia e sua tecnologia militar, principalmente para os EUA e seus aliados na Europa, mas também para outros países. Aconteceu que isso coincidiu no tempo com a chegada ao poder da nova administração em Washington", diz a notícia.

"Provavelmente não devemos considerar um mero acaso ou coincidência o anúncio do teste do míssil intercontinental Sarmat e a chegada ao poder da nova administração em Washington", segundo Akharin Khabar.

O principal objetivo do novo sistema de mísseis é superar todos os sistemas de defesa antimísseis atuais e futuros, bem como privar o inimigo de dissuasores nucleares.

O autor do artigo observa que tais armas são necessárias apenas para aplicação em uma guerra nuclear real, por isso tem um claro significado estratégico, e não tático. Ao mesmo tempo, a mídia detalha que a Rússia está trabalhando em um grande leque de outras armas, incluindo o veículo subaquático não tripulado Poseidon, o míssil balístico Kinzhal e a arma a laser furtiva Peresvet.

O RS-28 Sarmat é um avançado sistema russo com um míssil balístico intercontinental de combustível líquido pesado. O peso total do míssil é de cerca de 200 toneladas, tem um alcance máximo de 18 mil quilômetros.

A Rússia espera que Biden demonstre maior cooperação no que diz respeito à assinatura de novos acordos sobre armamentos, conclui a agência.

Comentar