Sérvia está prestes a concluir 1ª fase da imunização com vacinas Pfizer e Sputnik V

As autoridades sérvias estão prestes a concluir a primeira fase de vacinação no país, que abrange cerca de 720 mil pessoas, usando as vacinas Pfizer/BioNTech e Sputnik V.
Sputnik

A informação foi anunciada neste domingo (10) pelo secretário de Estado do Ministério da Saúde da Sérvia, Mirsad Djerelek.

"Nos próximos sete a dez dias, a vacinação de profissionais de saúde, funcionários e enfermarias de centros de cuidados para idosos será concluída [...]. Isso permitirá concluir a primeira fase - 720 mil vacinados", disse o secretário Djerelek em coletiva após uma visita a um hospital na capital sérvia, Belgrado, com a primeira-ministra do país, Ana Brnabic.

Djerelek disse que o programa passará para a próxima fase, em que as doses serão administradas a todos os cidadãos de mais de 75 anos de idade e pessoas de mais de 64 anos que sofrem de comorbidades.

Sérvia está prestes a concluir 1ª fase da imunização com vacinas Pfizer e Sputnik V

Brnabic, por sua vez, disse que a Sérvia espera outra remessa de 500 mil vacinas Sputnik V, assim como acordos em vigor com a farmacêutica Sinopharm, da China, para cobrir preliminarmente quatro milhões de sérvios com oito milhões de doses de vacinas contra a COVID-19.

Nas últimas semanas, as autoridades sérvias divulgaram fotos da produção da Pfizer e do Centro Gamaleya, da Rússia, em uma campanha para aumentar a confiança da população nas vacinas.

Conforme os dados da Universidade Johns Hopkins, a Sérvia registra um total de 359.689 casos do novo coronavírus e 3.582 mortes causadas pela doença.

Comentar