As primeiras injeções da vacina foram administradas a membros da tripulação principal e substituta nesta terça-feira (12), segundo informações do portal RT. Eles receberam a primeira dose do imunizante, e devem receber a segunda dentro de 21 dias. A vacinação da equipe foi feita no centro de treinamento, em Moscou.
A assessoria de imprensa do Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin confirmou também que cerca de 40 de seus quase 1.500 funcionários receberam a primeira dose da vacina.
Os cosmonautas que receberam a Sputnik V foram Oleg Novitsky, Pyotr Dubrov, Anton Shkaplerov e Dmitry Petelin. Outros cosmonautas receberão o imunizante na quinta-feira (14).
A vacina Sputnik V foi registrada na Rússia em agosto passado, à frente de qualquer outra vacina contra o coronavírus em qualquer lugar do mundo. De acordo com seus desenvolvedores, o imunizante mostrou 91,4% de eficácia, e 100% de eficácia na prevenção de casos graves de coronavírus.
A Expedição 65 começará na EEI em 9 abril, com a partida da Soyuz MS-17. A tripulação de sete membros compreende três cosmonautas russos, dois da NASA, além de outros do Japão e da França. A missão deve durar cerca de 180 dias.