México pode usar até 24 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

O governo mexicano afirmou ter alcançado acordos preliminares para a compra de até 24 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. A informação foi divulgada pelo subsecretário de Saúde, Hugo Lopez-Gatell.
Sputnik

"Nós nos reunimos com autoridades russas, tanto cientistas quanto a parte que controla o acesso a esta vacina, e chegamos a alguns acordos preliminares que potencialmente dariam ao governo mexicano a oportunidade de receber vacinas [produzidas] sob uma patente do Instituto Gamaleya", disse Hugo Lopez-Gatell. 

Autoridades mexicanas estiveram em visita oficial à Argentina, onde foi iniciada a campanha de vacinação em massa com a vacina russa Sputnik V no fim de dezembro.

"Achamos que poderíamos usar até 24 milhões de doses dessa vacina para 12 milhões de pessoas, já que o esquema de vacinação da Sputnik V prevê o uso de duas doses desse produto biológico", acrescentou o subsecretário.

De acordo com ele, durante a visita à Argentina, foi possível conhecer as informações pendentes sobre a segurança e eficácia da vacina russa.

México pode usar até 24 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

A vacina Sputnik V foi registrada pelo Ministério da Saúde da Rússia em 11 de agosto de 2020, tornando-se a primeira vacina contra a COVID-19 registrada no mundo. De acordo com os resultados dos últimos testes, a eficácia do imunizante russo é de 91,4%.

Países como Argélia, Bielorrússia, Sérvia, Argentina, Bolívia já aprovaram a aquisição da vacina Sputnik V. Na União Europeia o processo de aprovação também já foi iniciado.

Comentar