Segundo publicou o instituto, um total de 1.048.160 pessoas na Alemanha já receberam uma dose da vacina. O Instituto Robert Koch é a autoridade nacional para doenças infecciosas no país e tem feito o acompanhamento local da pandemia. Apenas nas últimas 24 horas, quase 80 mil pessoas receberam a vacina.
Ainda no final de dezembro de 2020, a Alemanha lançou sua campanha de vacinação em massa contra a COVID-19, utilizando a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. A vacina exige a aplicação de duas doses para garantir a imunização.
Na sexta-feira (15), Edith Kwoizalla, uma mulher de 101 anos, residente em uma casa de repouso na cidade alemã de Halberstadt, se tornou a primeira cidadã do país a receber a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus.
A Alemanha ainda vive os efeitos da segunda onda do novo coronavírus, que se espalhou pela Europa no final de 2020. Em resposta, o governo alemão decidiu impôr um lockdown nacional em dezembro, após atingir um pico de mortes diárias. No início deste ano, o país estendeu o período de restrições sociais até o final de janeiro.
De acordo com os dados do painel do Instituto Robert Koch, nas últimas 24h a Alemanha registrou 18.678 novos casos de COVID-19, além de 980 novas mortes causadas pela doença. Desde o início da pandemia, conforme dados da Universidade Johns Hopkins, o país europeu registrou mais de dois milhões de casos da infecção pelo novo coronavírus e um total de 46.461 mortes.