Predadores nunca antes vistos são descobertos na costa da Austrália (FOTOS)

Cientistas australianos descobriram espécies nunca antes vistas de poríferos predadores na Grande Baía australiana.
Sputnik

Pesquisadores do Museu de Queensland, Austrália, descobriram as novas espécies de poríferos predadores, localizados de 163 a três mil metros de profundidade.

Novos organismos Nullarbora heptaxia, Abyssocladia oxyasters и Lycopodina hystrix habitam uma parte certa da Grande Baía australiana, segundo comunicado de imprensa publicado pelo portal Science Media Exchange.

Poríferos são organismos multicelulares que recolhem alimentos filtrando água do mar corrente, mas as espécies predadoras de poríferos são acostumadas a caçar outros tipos de habitantes subaquáticos, como, por exemplo, crustáceos pequenos.

"Isso simplesmente mostra quanto mais dos oceanos profundos ainda temos que estudar. Estes poríferos específicos são absolutamente únicos por ter sido encontrados justamente nesta região da Grande Baía australiana, uma região que foi planejada para exploração de petróleo do mar profundo", afirmou Merrick Ekins, gerente de Coleção de Invertebrados Marinhos Sésseis do Museu de Queensland.

Os poríferos descobertos se alimentam de crustáceos pequenos ou outras vítimas, usando filamentos ou ganchos, embora algumas outras espécies de esponjas do mar carnívoras continuem usando o sistema do fluxo da água para caçar.

Predadores nunca antes vistos são descobertos na costa da Austrália (FOTOS)

Além dos poríferos predadores, os pesquisadores também descobriram uma nova espécie de esponja que não é carnívora, a Guitarra davidconryi.

Predadores nunca antes vistos são descobertos na costa da Austrália (FOTOS)

Ekins destacou que as novas espécies foram coletadas em 2017 durante uma investigação do mar profundo. São os primeiros poríferos predadores encontrados na Austrália do Sul e aumentam a quantidade de espécies de poríferos no nação australiana para 25.

Comentar