De acordo com o grupo de mídia Rede Global de Televisão da China (CGTN, na sigla em inglês), esta aptidão é "essencial" e "deve ser praticada".
"Nos últimos anos, países e forças de fora da China têm provocado problemas e criado tensões no mar do Sul da China. As forças navais no Comando do Teatro Sul estão na linha de frente para proteger os direitos, bem como para manutenção da paz e estabilidade regional no mar do Sul da China", aponta relatório, citado pelo jornal South China Morning Post.
As tropas chinesas realizaram recentemente exercícios militares nas ilhas Paracel usando o idioma inglês, enquanto simulavam ações contra tropas "inimigas".
Um soldado foi ouvido na transmissão dizendo em inglês: "Vocês estão cercados". Rendam-se".
"Devemos garantir que nossas intenções possam ser claramente transmitidas, por isso precisamos melhorar nosso nível de inglês", afirmou o comandante chinês Liu Chuanming.
Pequim reivindica a soberania sobre 90% do mar do Sul da China, inclusive sobre as ilhas Paracel, disputadas por várias outras nações do Sudeste Asiático.
Os EUA e seus aliados, como o Reino Unido e o Japão, insistem em seu direito de liberdade de navegação na zona, ignorando os protestos por parte de Pequim durante a passagem de suas embarcações militares.