Rouhani revela condições de cumprimento do acordo nuclear pelo Irã

O Irã voltará a cumprir os compromissos do acordo nuclear se o presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden fizer o mesmo, afirmou Hassan Rouhani.
Sputnik

O presidente iraniano Hassan Rouhani declarou que Teerã voltará a observar seus compromissos do acordo nuclear se os EUA retornarem ao cumprimento das normas e resoluções internacionais.

"Esperamos que aqueles que tomam hoje posse na Casa Branca retornem ao comprimento das leis, aos compromissos e aos esforços, se puderem, para se livrarem de todos os pontos escuros dos quatro anos anteriores, embora alguns permaneçam para sempre na história. Devem retornar às normas e resoluções internacionais, à Resolução 2231. Claro que, se o fizerem, nossa resposta será positiva", disse Rouhani durante a reunião do governo.

O presidente iraniano afirmou que, se os Estados Unidos demostrarem isso "na prática", o Irã "atuará em conformidade com todos seus compromissos".

Em 2015 o Irã, China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia assinaram o Plano de Ação Conjunta Global (JCPOA, na sigla em inglês), estipulando o cancelamento das sanções internacionais aplicadas a Teerã em troca da redução do programa nuclear iraniano. O acordo foi consagrado na Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU.

Em 2018, os EUA saíram unilateralmente do acordo nuclear, voltando a impor sanções ao Irã, às quais este último respondeu abandonando gradualmente seus próprios compromissos estipulados no acordo.

Em 4 de janeiro de 2021, Teerã anunciou que aumentaria o enriquecimento de urânio para 20%, nível anterior à assinatura do JCPOA, que fixava o percentual máximo deste indicador em 3,67%.

Comentar