Nesta quarta-feira (20), depois de assumir o controle da Casa Branca, Biden começou a assinar uma série de decretos para reconfigurar as políticas dos EUA que incluem sua postura sobre a mudança climática, iniciando o complexo procedimento para entrar novamente no tratado ambiental.
O ex-presidente Donald Trump tinha retirado os Estados Unidos do Acordo de Paris.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, também comemorou a decisão de Biden, de fazer os EUA voltarem a aderir ao Acordo de Paris.
"Saúdo calorosamente as medidas que o presidente Biden está tomando para voltar a aderir ao Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, juntando-se assim à crescente coalizão de governos, cidades, estados, empresas e indivíduos, tomando medidas ambiciosas para enfrentar a crise climática", disse Guterres em uma declaração.
Joe Biden, de 78 anos, tomou posse nesta quarta-feira (20) como o 46º presidente dos Estados Unidos, sucedendo o republicano Donald Trump.
Biden venceu as eleições em 7 de novembro com ampla maioria dos votos: foram 306 votos eleitorais contra 232 de Donald Trump.