A primeira mulher vice-presidente de ascendência africana e do sul da Ásia na história dos EUA nasceu na Califórnia, mas sua mãe a levou em várias viagens à Índia quando ela era ainda criança. Agora, as suas ligações ao país deixaram os mais de 1,3 bilhão de habitantes indianos em euforia, reporta o The Times of Israel.
"Eu gostaria que ela fizesse um excelente trabalho, quatro anos depois ela obteria automaticamente uma indicação democrata e ganharia a presidência", disse o tio de Harris, Gopalan Balachandran.
Segundo a mídia israelense, várias reportagens da mídia americana falam em um possível acordo pelo qual o presidente Joe Biden, de 78 anos, cumprirá apenas um mandato, deixando a Harris uma corrida, supostamente, menos conturbada à candidatura pelo Partido Democrata nas próximas eleições em 2025.
As celebrações pela tomada de posse de Harris foram realizadas na aldeia natal da sua família materna, Thulasendrapuram, no estado indiano de Tamil Nadu. Fogos de artifício foram lançados e as pessoas aplaudiram com entusiasmo enquanto Kamala prestava juramento.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, parabenizou Harris, classificando seu juramento como uma "ocasião histórica". Modi disse estar ansioso para interagir com a vice-presidente e tornar as relações Índia-EUA mais robustas. "A parceria Índia-EUA é benéfica para o nosso planeta", disse Modi, citado pelo The Times of Israel.
Tio de Kamala, Balachandran, por sua vez, expressou dúvidas sobre se as conexões de Harris trariam vantagens para a Índia.