O novo sistema de reconhecimento de artilharia Penitsillin foi entregue ao Exército russo em dezembro de 2020, segundo informou à Sputnik o diretor-geral do consórcio Vega, que faz parte da corporação estatal russa Rostec, Vyacheslav Mikheev.
"Em dezembro de 2020, segundo o contrato assinado, entregamos ao cliente o primeiro lote", afirmou Mikheev.
O sistema Penitsillin permitirá realizar ataques retaliatórios contra artilharia do inimigo imediatamente, permanecendo indetectável, comentou à Sputnik o especialista militar russo e editor-chefe da revista Arsenal Otechestva Viktor Murakhovsky.
Este sistema de reconhecimento combina, pela primeira vez em sistemas deste tipo, em um sistema único os métodos de localização acústica e térmica, o que "permite localizar com alta precisão as posições dos meios de fogo do inimigo a grandes distâncias e em pouco tempo".
"A integração do sistema de reconhecimento de artilharia 1B75 Penitsillin em um espaço único de reconhecimento e informação permite usar os dados obtidos em circuitos de reconhecimento e ataque e de reconhecimento e fogo para atingir imediatamente os alvos", disse especialista militar.
A entrega do novo sistema para o Exército russo é muito atual devido ao desenvolvimento contínuo pelos inimigos potenciais de meios de reconhecimento eletrônico e supressão, acrescentou especialista.
"Os meios de reconhecimento acústico e térmico, tais como Penitsillin, nessas condições permanecem indetectáveis para o inimigo", explicou Murakhovsky.
O sistema Penitsillin se destina ao reconhecimento de posições de bocas de fogo e lançadores de foguetes e também de mísseis antiaéreos e táticos. O sistema registra sinais acústicos e térmicos de disparos e explosões e fornece as coordenadas precisas de localização do armamento do inimigo que depois são marcados em mapa eletrônico.
O sistema opera eficazmente de dia e de noite em temperaturas de -40 °C a +50 °C. O tempo de obtenção das coordenadas de um alvo individual, que realiza disparos, não ultrapassa cinco segundos, de acordo com consórcio Vega.