A afirmação de Maduro é um sinal positivo rumo a "novos caminhos" na diplomacia com os EUA, após anos de tensão com a Casa Branca liderada por Donald Trump.
"A Venezuela está disposta a virar a página para construir novos caminhos de respeito, diálogo e comunicação diplomática com o novo governo dos Estados Unidos", disse o presidente venezuelano, em um pronunciamento realizado no Palácio de Miraflores.
O governo Trump impôs várias sanções à Venezuela, incluindo penalidades econômicas contra a gigante petrolífera estatal venezuelana PDVSA, em tentativas de enfraquecer o governo de Maduro.
Após anos de uma relação conturbada, Caracas e Washington romperam os laços diplomáticos em 23 de janeiro de 2019, quando o governo dos Estados Unidos reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.
Depois que Biden venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro, Maduro parabenizou Biden, dizendo que a Venezuela estava "pronta para o diálogo e um bom entendimento com o povo e o governo dos Estados Unidos". Em dezembro, o presidente da Venezuela deu novas declarações repetindo sua intenção de construir uma nova relação com a Casa Branca.
É esperado que o governo Biden assuma uma postura mais moderada que Trump em relação à Venezuela.