Segundo os dados da pesquisa publicados pelo jornal Folha de São Paulo, para 46% dos brasileiros, Doria fez mais contra a COVID-19 do que o presidente do Brasil. A pesquisa mostra também que 28% disseram que Bolsonaro fez mais do que o governador. Outros 13% não souberam opinar, enquanto 11% disseram que nenhum dos dois trabalhou contra a pandemia, sendo que 2% afirmaram que ambos ajudaram no combate à COVID-19.
Doria e Bolsonaro protagonizaram uma disputa política particular em meio à pandemia da COVID-19, tendo como principal elemento a obtenção da vacina contra a doença. Nessa disputa, Doria saiu na frente, após o início da vacinação no Brasil no dia 17 de janeiro com a CoronaVac. A vacina foi uma aposta do tucano e é uma parceria entre o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, com sede em São Paulo.
O Datafolha também apurou o que pensam os brasileiros sobre o trabalho do presidente brasileiro diante da pandemia. Segundo os dados, 48% consideram o trabalho de Bolsonaro na pandemia ruim ou péssimo, enquanto 26% aprovam o desempenho do presidente. Outros 25% consideram o conjunto de ações de Bolsonaro na pandemia como regular.
O instituto também mostra que 47% dos entrevistados consideram Bolsonaro o culpado principal pelas quase 220 mil mortes por COVID-19 no país, enquanto 39% o consideram como apenas um dos culpados. Para 11%, Bolsonaro é o único culpado pelas mortes na pandemia.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de janeiro com 2.030 pessoas, por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.
Segundo os dados mais recentes do consórcio dos veículos de imprensa, o Brasil registra um total de 217.081 óbitos por COVID-19, além de mais de 8,8 milhões de casos da doença.