Boris Johnson vai à Escócia para impedir nova tentativa de independência

A líder escocesa Nicola Sturgeon deseja realizar outro referendo sobre a separação do país, mas o primeiro-ministro do Reino Unido já afirmou que Londres não concederá permissão.
Sputnik

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, viajará à Escócia nesta semana para impedir as tentativas do país de separação depois que a líder escocesa Nicola Sturgeon ameaçou realizar um referendo sobre independência sem o aval do governo central, informou o jornal inglês The Sun nesta segunda-feira (25).

Johnson deve usar a viagem para fazer um apelo aos escoceses para rejeitarem o separatismo, relatou a edição on-line do tabloide.

Sturgeon disse, no domingo (24), que, se o Partido Nacional Escocês vencer as eleições locais marcadas para maio, ela pressionará por outro referendo de independência.

Boris Johnson vai à Escócia para impedir nova tentativa de independência

Já Johnson argumentou que Londres não concederá permissão para outro referendo, já que no último, em 2014, a Escócia votou contra a independência por 55% a 45%.

A líder escocesa, no entanto, diz que o Brexit mudou o cenário dois anos depois, com a Escócia sendo forçada a deixar a União Europeia. Segundo ela, a maioria dos eleitores escoceses havia optado por permanecer no bloco.

Comentar