Embaixador em exercício da Coreia do Norte no Kuwait desertou para Coreia do Sul, revela legislador

Um diplomata norte-coreano "fugiu" para a Coreia do Sul enquanto ocupava cargo de chefe de missão na embaixada do país no Kuwait, revelou um legislador nesta segunda-feira (25).
Sputnik

Ryu Hyun Woo era embaixador em exercício e chefiava a embaixada da Coreia do Norte no Kuwait desde que o seu antecessor, So Chang Sik, foi expulso após uma resolução das Nações Unidas de 2017 decidir reduzir as missões diplomáticas do país no exterior.

De acordo com Tae Yong Ho, que foi embaixador adjunto da Coreia do Norte no Reino Unido antes de fugir em 2016 para a Coreia do Sul e ser eleito legislador no ano passado, Ryu Hyun Woo desertou em setembro de 2020.

Embaixador em exercício da Coreia do Norte no Kuwait desertou para Coreia do Sul, revela legislador

O Kuwait tinha sido a principal fonte de entrada de moeda estrangeira para Pyongyang, que enviava milhares de trabalhadores ao país, principalmente para projetos de construção, escreve Reuters.

A deserção de Ryu poderia ser um sinal de que a elite norte-coreana, que reforça a base do poder de Kim Jong-un, tem se afastando de seu líder de forma lenta, mas constante, opina Tae Yong Ho.

A Agência Nacional de Inteligência da Coreia do Sul recusou fazer quaisquer comentários a respeito.

Comentar