Merkel fez a afirmação nesta terça-feira (26) em seu discurso no encontro virtual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
"Há um perigo claro de que, após essa pandemia, todos nós nos tornemos mais introvertidos, nós, países industrializados, nos concentremos em nossas próprias políticas e não cuidemos dos países em desenvolvimento. Isso é uma coisa que devemos evitar a todo custo, porque o objetivo alemão é [e também diz respeito ao programa de recuperação da União Europeia] não reduzir nossas despesas na cooperação com os países em desenvolvimento, mas sim fazer mais", disse a chanceler.
Markel acrescentou que os benefícios de uma abordagem multilateral para resolver problemas se tornaram ainda mais evidentes durante a pandemia.
Merkel diz que cooperação com mundo em desenvolvimento deve continuar e crescer após pandemia
© AFP 2023 / Isaac Lawrence
"Vemos isso na frente de batalha da vacinação. O consórcio COVAX foi criado. Os países mais ricos precisam pagar por esse fundo, isso é certo, a UE está fazendo isso, a Alemanha está participando", disse Merkel.
Merkel declarou que, no entanto, o financiamento não é o único fator importante em um momento em que as vacinas são um bem precioso, e que uma "distribuição justa" também será crucial.