México espera contar com 200.000 unidades de Sputnik V na próxima semana

O México poderia já contar na próxima semana com 200 mil doses da vacina russa Sputnik V, enquanto o país ainda aguarda a aprovação do uso emergencial do produto por sua autoridade sanitária.
Sputnik

O presidente Andrés Manuel López Obrador fechou acordo na segunda-feira (25) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para adquirir 24 milhões de doses da vacina produzida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, que requer duas injeções, para imunizar 12 milhões de pessoas.

As doses vão se somar ao arsenal de imunizações para combater a COVID-19 que o México tenta reunir, o quarto país do mundo com mais mortes por causa da pandemia do coronavírus, com mais de 150 mil.

México espera contar com 200.000 unidades de Sputnik V na próxima semana
"A primeira remessa chegaria na próxima semana, cerca de 200 mil vacinas", disse o diretor-geral do Instituto de Saúde para o Bem-Estar (Insabi), Juan Ferrer, em entrevista coletiva.

Obrador explicou que o processo de autorização na Comissão Federal de Prevenção a Riscos Sanitários (Cofepris, órgão regulador) avança paralelamente à negociação do contrato de compra dessa quantidade de doses, suficiente para imunizar 12 milhões de habitantes.

"Agora estamos vendo a assinatura do contrato [...], o México tem contratos com várias empresas e os contratos feitos por advogados estão prestes a ser finalizados [para a Sputnik V]", disse o funcionário que acompanhava a secretária do Interior mexicana, Olga Sánchez Cordero, que substitui Obrador nas coletivas de imprensa da manhã.

Ferrer disse que o Ministério da Saúde vai divulgar os dados definitivos sobre o desembolso financeiro necessário para a compra, "para que na próxima semana cheguem as primeiras 200 mil doses da Sputnik V".

Comentar