As ruínas de um porto antigo na área costeira da Síria foram encontradas durante a segunda temporada de escavações da missão arqueológica conjunta da Rússia e Síria, segundo informou o diretor do Instituto de Ciências Sociais e Relações Internacionais Dmitry Tatarkov.
"Um porto antigo que a ciência desconhece, provavelmente do período romano, foi encontrado ao norte de Tartus [...] É possível que nem seja um porto, mas uma fortaleza do primeiro século de nossa era", disse Tatarkov.
No local arqueológico foram encontrados restos de estruturas hidrotécnicas, de um farol e quatro colunas do mármore. Os materiais cerâmicos adjacentes às descobertas permitirão datar o local mais detalhadamente, comentou Tatarkov.
Os cientistas inspecionaram o fundo do mar visualmente e usando aparelhos submersíveis guiados, segundo especialista.
Além do porto, os pesquisadores encontraram três ancoradouros da Antiguidade anteriormente desconhecidos e restos de diferentes estruturas hidrotécnicas, tais como molhes e muralhas de cais. Os materiais cerâmicos agora estão no departamento de antiguidades de Tartus.
"Trata-se de restos de ânforas gregas antigas, jarras fenícias, vasos egípcios, objetos cotidianos de pedra romanos. Esse material permitirá reconstruir rotas marítimas comerciais que ligavam essa região com a grande bacia do Mediterrâneo. Poderemos determinar o ciclo de vida dos portos existentes na época", afirmou Tatarkov.