"O trabalho sobre o novo equipamento está em fase final, e nós planejamos concluir o sistema de treinamento Adiyutant ainda no início do ano, e no terceiro trimestre o Taifun-PVO para, então, iniciar a produção em série", declarou Ziyatdinov em entrevista à revista Natsionalnaya Oborona (Defesa Nacional).
Além disso, o diretor-geral informou que o sistema tático de mísseis antiaéreos Tor-M2 se tornará híbrido futuramente, passando a contar com uma versão naval.
"Há um grande trabalho na transformação do moderno elemento base, é um processo contínuo e sem intervalos. A diversificação da base portadora, em particular, no modelo da linha de complexo de mísseis, contará com flutuadores no chassi. Nós também pretendemos criar um Tor-M2 híbrido: estamos trabalhando na criação de um sistema tático de mísseis naval", afirmou.
O sistema ainda deve passar por uma modernização total, que elevará seu alcance de retransmissão de dados com o posto de comando.
O Tor-M2 é um sistema tático de mísseis antiaéreos que pode ser utilizado em qualquer condição climática, projetado para defesa antiaérea contra aeronaves de combate, drones, mísseis e armas de alta precisão. Além disso, estes sistemas protegem centros de comunicação, postos de comando e outras instalações.
Como citado anteriormente, a fábrica Kupol também está desenvolvendo um novo sistema de treinamento Adiyutant para elevar as capacidades dos sistemas de defesa antiaérea.
"Este é um equipamento único, sendo de interesse tanto nacional quanto internacional. Podemos dizer que já estamos prestes a fechar contrato de fornecimento do Adiyutant com um de nossos clientes estrangeiros", enfatizou.
O sistema de treinamento Adiyutant é capaz de criar um quadro de alvos complexo para sistemas de defesa antiaérea.