O ataque a tiros, que segundo relatos da publicação local El Mundo foi cometido por supostos membros de gangues criminosas, ocorreu no município de Ilopango, que fica próximo da capital San Salvador, enquanto a equipe médica viajava em uma ambulância para atender a uma chamada de emergência.
"No momento, todas as nossas atividades médicas estão suspensas, mas não canceladas, até que possamos averiguar o ocorrido e saber que nossas intervenções podem ser realizadas com segurança", disse a MSF em um comunicado.
Comunicado de imprensa da MSF em El Salvador devido ao ataque contra equipe médica em ambulância em Ilopango.
Os integrantes da equipe sofreram ferimentos leves e hematomas, mas ninguém ficou gravemente ferido, disse a Médicos Sem Fronteiras sobre o incidente, cuja motivação é desconhecida. O governo de El Salvador, por sua vez, condenou o ataque.
Ambulância da MSF é atacada por bandidos em Las Cañas, Ilopango.
"Não tenho conhecimento de qual é o motivo pelo qual estas pessoas realizaram este ataque. Desde que iniciamos nossas atividades em março de 2018, jamais fomos alvo de qualquer ataque, então desconheço na realidade qual é o motivo", disse um porta-voz da organização em El Salvador, segundo o El Mundo.
Ilopango é considerada uma área potencialmente perigosa em El Salvador, um dos países da América Central que luta há anos para conter a violência crônica das organizações criminosas que atuam em seu território.