Novo ciclone atinge Fiji, deixando 1 morto e 5 desaparecidos

Pelo menos uma pessoa morreu e cinco desapareceram neste domingo (31), quando Fiji foi atingida por um ciclone tropical pela segunda vez em um mês.
Sputnik

O ciclone Ana, uma tempestade de categoria 2, atingiu a ilha do Pacífico Sul com ventos de até 140 quilômetros por hora e chuvas fortes, causando inundações generalizadas, segundo reportou a AFP.

O National Disaster Management Office (NDMO) disse que um homem de 49 anos se afogou enquanto quatro pescadores e um menino de três anos estavam desaparecidos.

Mais de 7.600 pessoas, muitas delas resgatadas de aldeias inundadas, estavam se abrigando em centros de evacuação.

Uma depressão em desenvolvimento pode se aproximar do Caillou na terça-feira [2]. Ao mesmo tempo, na região, em Fiji, o ciclone Ana, entretanto, intensificou-se para atingir o arquipélago com muita força.​

Reportagens da mídia local disseram que o menino de três anos desapareceu quando acompanhou seu avô para verificar o barco, que estava preso em manguezais.

O diretor do NDMO, Vasiti Soko, disse que as pessoas continuaram a ignorar os avisos contra se aventurar durante a tempestade.

"Estamos no meio de um ciclone com inundações generalizadas em todo o país, mas continuamos a receber relatos de membros do público, adultos e crianças, andando por aí. Eles devem estar cientes dos riscos que colocam a si próprios e aos membros da força policial de Fiji destacados para resgatá-los quando há um acidente", disse ela.

Em dezembro, quatro pessoas morreram e 23.000 fugiram de suas casas quando o superciclone Yasa, uma tempestade de alto nível de categoria 5, arrasou vilarejos inteiros com rajadas de vento de até 345 quilômetros por hora.

Comentar