Ahmad Hosseini, porta-voz do Ministério da Defesa iraniano, disse nesta segunda-feira (1º), ao fazer o anúncio, que o novo veículo de lançamento de satélite é baseado na mais poderosa tecnologia de motor de combustível sólido obtida por especialistas do país.
"Pela primeira vez no campo da ciência espacial, o primeiro teste do veículo de lançamento de satélite Zuljanah foi realizado após obter a mais poderosa tecnologia de motor de combustível sólido com o objetivo de realizar testes suborbitais", acrescentou.
O veículo lançador de satélite trifásico, que, segundo informações do portal Press TV, é comparável aos mais modernos do mundo em aspectos técnicos, possui duas fases de empuxo sólido e uma fase de empuxo líquido. Ahmad Hosseini sustenta que veículo é capaz de transportar um satélite de 220 kg a uma órbita de 500 km acima do solo.
Hosseini disse que uma das conquistas mais importantes deste teste é tornar operacional o motor de combustível sólido mais potente, com um empuxo de 750 toneladas.
O veículo lançador de satélites estará pronto para colocar em órbita os satélites operacionais após a conclusão dos testes de pesquisa, destacou, acrescentando que reduzir custos e aumentar a velocidade de cumprimento dos objetivos estão entre suas principais características.